sexta-feira, 26 de novembro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Artropodes: Crustaceos
Habitat: Terrestres, Aquaticos.
Importancia:
Formam o chamado zooplâncton, e são consumidores primários. Alimentam-se do fitoplâncton constituído por algas unicelulares, e servem de alimento para outros animais. Correspondem, nos ambientes aquáticos, aos herbívoros terrestres pois, enquanto as plantas são os principais organismos fotossintetizantes dos ambientes terrestres, as algas ocupam essa posição, nos ambientes aquáticos.
Artropodes: Aracnídeos
Habitat: Florestas e Entulhos.
Importância:Os aracnídeos são outra classe de artrópodes, mas não possuem antenas. Possuem duas quelíceras, partes semelhantes a mandíbulas com a forma de pinças ou de pontas. Algumas vezes as quelíceras estão ligadas a glândulas venenosas. Como os aracnídeos não possuem mandíbulas, a função destas é realizada por um número variável de pinças.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
MOLUSCOS
terça-feira, 5 de outubro de 2010
BULLYING
As Faces da Maldade
Veja o que é considerado bullying pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescencia (Abrapia):
COLOCAR APELIDOS, OFENDER, ZOAR, GOZAR, ENCARNAR, SACANEAR, HUMILHAR, FAZER SOFRER, DISCRIMINAR, EXCLUIR, ISOLAR, IGNORAR, INTIMIDAR, PERSEGUIR, ASSEDIAR, ATERRORIZAR, AMENDONTRAR, TIRANIZAR, DOMINAR, AGREDIR, BATER, CHUTAR, EMPURRAR, FERIR, ROUBAR, QUEBRAR PERTENCES.
O fenômeno é conhecido internacionalmente. Veja como é chamado em outros países:
.na Itália: prepoteza;
.no Japão:ijime;
.na Alemanha:agression unter schülern;
.na França:harcèlement quotidien;
.em Portigal:maus- tratos entre os pares.
Para o buulying não aconteser é peresiso a ajuda de todos
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Cnidarios(Celentarados)
Habitat :Aquáticos
Nutrição :Filtradores e Pequenos Peixes
Importância :
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Poriferos
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Dia da árvore(21/09)
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Campanha Contra o Desperdicio de Alimentos
A ONG Banco de Alimentos preocupa-se em oferecer alimentos não somente em quantidade adequada, com o também em qualidade. Com essa finalidade, a ONG ministra treinamentos teóricos (palestras) e treinamentos práticos (oficinas culinárias). Nestes, as instituições atendidas aprendem a manipular, aproveitar integralmente os alimentos (utilização de partes não convencionais do alimento – cascas, folhas e talos) e consumí-los adequadamente, a fim de combater desvios nutricionais, como a desnutrição e subnutrição. São encontros mensais que reúnem um representante de cada instituição, sendo este multiplicador da informação recebida. Desta forma o papel da educação nutricional, de auxiliar indivíduos a estabelecer práticas e hábitos alimentares adequados às suas necessidades nutricionais de acordo com os recursos alimentares locais, hábitos alimentares, condição sócia econômico, cultural, antropológica, psicológica e outras, torna-se um elemento fundamental, pois está lidando com todo o universo de interações e significados que compõe o fenômeno do comportamento alimentar e desempenha um papel importante também em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Nome cientifico dos fungo
Uma vez entendido o surgimento e a necessidade de um sistema de classificação universal, passaremos a discutir a formação do nome científico.
Um nome cientifico é composto por duas partes: a primeira é o nome genérico. Este nome refere-se ao gênero que engloba determinada espécie. Pode ser escrito sozinho quando estamos nos referindo a todas as espécies daquele gênero. Quando queremos nos referir a uma determinada espécie daquele gênero, acrescentamos logo após ao nome do gênero, o epíteto específico. Este nome é que caracteriza a espécie e é único em todo o mundo. Por exemplo:
Viola tricolor (amor-perfeito). Viola é o nome genérico, que serve para todas as plantas do gênero Viola (Viola rostrata, Viola quercetorum, etc). Já o nome tricolor é o epíteto específico, pois é específico desta espécie. A combinação entre nome genérico e epíteto específico é única no mundo e só pode caracterizar uma única espécieFungos do Pão e do Queijo.
São estudados na área da microbiologia, embora muitos de seus representantes possuam frutificações de grandes dimensões como é o caso dos cogumelos Agaricales, Polyporales e dos Gasteromycetos. São predominantemente filamentosos, mas algumas espécies são leveduriformes. Na área da micologia médica e veterinária, bem como na micologia industrial, são conhecidas inúmeras espécies de fungos leveduriformes.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Fauna e Flora da Inglaterra.
FAUNA:Quando se trata de mamíferos, a África do Sul adota somente os superlativos:têm o maior (o elefante Áfricano),o menor(pegmeu musaranho),a mais alta (girafa)e o mais veloz (leopardo).O país também é o lar de rinocerontes negros e brancos com seus chifres intactos.
Fauna e Flora da Itália
Fauna e Flora da Suiça
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Fauna e Flora da Alemanhã
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Fauna e Flora
A flora da África do Sul varia de acordo com o nível precipitações. A costa oriental, onde as chuvas são mais abundante, é caraterizada por uma vegetação tropical, enquanto sobre o litoral meridional dominam as coníferas, os louros do Cabo e os encantos. O Highveld, quase inteiramente déboisé, é coberto de pastos. No Transvaal, a vegetação da bandeja aparenta-se mais à savane, o oeste coberto de uma vegetação típica das zonas áridas.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Bacterias e suas caracteristicas
Habitam o solo, superfície das águas e tecidos de outros organismos (vivos ou em decomposição). Pequeno número de espécies que habitam ambientes de condições extremas.
Alta proporção habita ambientes em condições extremas: halófilas (Mar Morto), termoacidófilas (60 a 80ºC, sulfobactérias) e metanogênicas (pântanos, interior do tubo digestivo de insetos (cupins) e herbívoros)
Os procariotos não possuem núcleo organizado nem organelas celulares envoltas por membranas. A maior parte de seu material genético está incorporada em uma única molécula circular de DNA de fita dupla, freqüentemente, fragmentos adicionas de DNA circular, conhecidos como plasmídeos, também estão presentes.
No citoplasma, além de sais minerais, aminoácidos, pequenas moléculas, proteínas, açúcares ainda são encontradas partículas de ribossomos, grânulos de material de reserva (amido, glicogênio, lipídeos ou fosfatos).
Exceto os micoplasmas, todos os procariotos têm paredes celulares rígidas. Nas Bacteria, esta parede celular é composta principalmente de peptidioglicanos. As bactérias Gram-negativas, com parede celular que não fixa o corante cristal-violeta. Possuem uma camada externa de lipopolissacarídeos e proteínas, sobre a camada de peptideoglicano, denominada cápsula, encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.
As células procarióticas não apresentam vacúolos, porém podem acumular substâncias de reserva sob a forma de grânulos constituídos de polímeros insolúveis. São comuns polímeros de glicose (amido e glicogênio), ácido -hidroxibutírico e fosfato.
As células de procariotos podem ter forma de esfera (coco), de bastão (bacilos) ou de espiral (espirila). Todos os procariotos são unicelulares, mas se a célula não se separa completamente após a divisão celular, as células filhas ficam grudadas em grupos finos, filamentos ou massas sólidas.
As células bacterianas são pequenas e medidas em micrômetros (µm), 1µm equivale 0,001mm. A menor bactéria tem 0,2 µm (Chlamydia), há células de Spirochaeta com 250 µm de comprimento. A maior bactéria conhecida é a Epulopiscium fishelsoni que foi encontrada no Mar Vermelho e na costa da Austrália no intestino de um peixe com mais de 600 µm de comprimento. Na maioria das vezes o tamanho médio de uma bactéria é de 1-10 µm.
Muitos procariotos possuem um flagelo e, portanto, são móveis; a rotação do flagelo movimenta as células através do meio. As bactérias que apresentam um único flagelo são denominadas monotríquias e bactérias com inúmeros flagelos são denominadas peritríquias.
Procariotos podem ainda possuir fímbrias ou pili. As fímbrias ou pili são estruturas curtas e finas que muitas bactérias gram-negativas apresentam em sua superfície, estão relacionadas com a capacidade de adesão. Há a fímbria sexual, necessária para que bactéria possa transferir material genético no processo denominado conjugação.
Certas espécies de bactérias tem a capacidade de formar endósporos, altamente resistentes ao calor, dessecação e outros agentes físicos e químicos, capaz de permanecer em estado latente por longos períodos e de germinar dando início a nova célula vegetativa. Isso permitem que a célula sobreviva em condições desfavoráveis.
Muitos procariotos se reproduzem assesuadamente por simples divisão, também denominada fissão binária, onde uma célula, divide-se ao meio, dando origem a duas células-filhas iguais.